Upravit stránku

Disciplinas

O Ensino, Dressage em francês, é a mais elegante disciplina da equitação, sendo apresentada em provas e espetáculos únicos, considerado por muitos como uma arte dentro da arte. A FEI define-o como um desporto hípico, “a forma suprema da domesticação do cavalo”, onde “cavalo e cavaleiro devem demonstrar a memória dos movimentos aprendidos”.

As provas são organizadas em vários níveis, desde competições mais amadoras até competições equestres de cariz mundial. O objetivo principal da Dressage é desenvolver, através de metodologias específicas de trabalho, padrões de treino que elevem as características atléticas naturais do cavalo e a sua versatilidade para mostrar o que reteve na memória, aproveitando ao máximo o seu potencial. O cavalo de ensino, no expoente da sua carreira, reage com a maior perfeição aos estímulos do cavaleiro que, aparentemente sem esforço, o domina, demonstrando prazer nas tarefas executadas.
 

Horseball, é o jogo típico de equipas, em que 4 cavaleiros de cada lado tentam colocar a bola no cesto adversário. Trata-se de uma combinação de pólo, rugby e basquetebol e uma das dez disciplinas desportivas reconhecidas pela Federação Equestre Internacional.