Upravit stránku

Estábulos

Não apenas a cidade de Pardubice, mas toda a região de Pardubice vivem com cavalos. A unicidade que tem uma grande reputção não só em Pardubice, mas também no mundo, é a criação de cavalos Old Kladruby no Haras Nacional em Kladruby nad Labem.

O Haras Nacional em Kladruby nad Labem é um dos mais antigos haras do mundo e ao mesmo tempo o abrigo da mais antiga raça checa original de cavalos - cavalo Old Kladruby. A área do haras está situada em uma superfície de 1.200 hectares na Planície polábia perto de Pardubice. A tradição da criação de cavalos em Kladruby nad Labem remonta pelo menos ao meio do século 14. Por mais de 300 anos (1579 - 1918), ele era o haras imperial da corte, que forneceu cavalos para a corte imperial e real em Praga e Viena.

No entanto, os cavalos Old Kladruby servem em cortes reais ainda hoje. A rainha dinamarquesa Margarida II. vai para passeios de cerimónia por Copenhaga em uma carruagem dourada puxada por seis cavalos brancos da criação de Kladruby. Na Suécia, os trompetistas da guarda montada real sueca andam a cavalos brancos Old Kladruby. Na República Checa, os cavalos Old Kladruby muitas vezes podem ser vistos em várias festas no Castelo de Praga e também são usados pela polícia montada em Pardubice, Ostrava e Praga.

Hoje em dia, cerca de 500 cavalos Old Kladruby são criados no Haras Nacional, em duas variantes de cores: branca e preta. 250 cavalos brancos estão estabulados em Kladruby nad Labem. Dos cavalos pretos, que também são 250, o Haras Nacional cuida nas antigas cavalariças da família principesca de Auersperg em Slatiňany, perto de Chrudim.

O Haras Nacional Kladruby nad Labem oferece visitas para o público em Kladruby nad Labem e Slatiňany. Em Kladruby nad Labem, os visitantes podem escolher entre visitas comentadas a cavalariças, castelo, carruagens históricas e arneses, exposição de criação de cavalos de Kladruby, casa do guarda florestal com simulador da viagem de carruagem e também visita à torre de vigia. A exposição reúne uma coleção de documentos materiais da história do haras, incluindo a formação da paisagem cultural, a criação do cavalo Old Kladruby, o desporto equestre e atividades de lazer. No âmbito da República Checa ele é uma instituição de memória única que combina em si uma tradição pulsante que reflete o patrimônio cultural e natural material e imaterial associado à criação do cavalo Old Kladruby. Em Slatiňany, os visitantes podem aguardar uma visita comentada das cavalariças ou a oficina histórica do seleiro da família Auersperg.

Haras Nacional Kladruby nad Labem (link: http://www.nhkladruby.cz/)