Upravit stránku

Adestramento

DISCIPLINAS EQUESTRES

Atualmente são praticados muitos desportos equestres. Entre os mais importantes estão corridas de cavalos, adestramento clássico e Vaquera (estilo campestre de Andaluzia), saltos de obstáculos, corridas de velocidade, trotes, carruagens, “Acoso y derribo” (perseguição de touros e duelo com eles), passeio em póneis, polo e outras competições.

ACOSO Y DERRIBO (perseguição e derrubamento do touro)

Tem a sua origem na arte de dominação do touro na natureza ao escolher animais para a criação. Por primeira vez, um concurso assim foi celebrado em Xerez.

Participam equipas de dois membros à cavalo (“garrochista” e 
“amparador“).  O objetivo consiste em apanhar e ferrar várias vezes um animal jovem com ajuda da “garrocha”, ou seja, uma vara com ferro no extremo) no espaço determinado e tempo limitado.

DOMA VAQUERA (ADESTRAMENTO ANDALUZ) 

Uma disciplina equestre, cujo objetivo é manter o cavalo tranquilo e sob controlo firme, que pode ser usada em uma grande escala de situações práticas na natureza.

As raízes consistem no ofício vaqueiro, cuja tarefa era manter junta uma manada de bovinos.  Os cavalos com passo seguro ajudam ao vaqueiro a separar os animais sempre que seja preciso, sobretudo, para a manipulação com a manada no curral, ao ferrar, etc.

ADESTRAMENTO CLÁSSICO 

O adestramento clássico consiste no aperfeiçoamento das inatas caraterísticas físicas do cavalo de modo que alcance movimentos mais belos e mais harmoniosos. Entre o homem e o animal existe uma tranquilidade harmoniosa e compreensão.


RAID (Disciplina de carga)

Nesta competição são importantes o tempo e a distância; são verificadas a velocidade, resistência e capacidades gerais do cavalo e destreza do jóquei que deve demostrar que sabe guiar o cavalo mantendo-o no ritmo necessário para superar a prova.

Nesta disciplina são efetuados exames veterinários obrigatórios que observam o estado de saúde do cavalo.

Fundação Real da Escola Andaluza do Arte Equestre / Fundación Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre: www.realescuela.org

2002 Centro equestre / Centro Ecuestre 2002: http://centroecuestre2002.es

Centro equestre El Juncal / CIEH  El Juncal: https://es-es.facebook.com/centro.ecuestreeljuncal

Escola hípica Chapín / Escuela Hípica Chapín: www.hipicachapin.com 

Centro de treinamento Los Llanos de Vico e coudelaria Alpende / Centro de Formación Los Llanos de Vico y Ganadería Alpende: http://www.ganaderiaalpende.es

Clube Polo del Sol / Club Polo del Sol: www.clubpolodelsol.com

Clube Nazaret: http://www.clubnazaret.org/p/hipica