Upravit stránku

Informações Turísticas

A cidade de Xerez estende-se no sudoeste da Andaluzia, ao noroeste da província de Cádis, que é uma posição geográfica favor8vel: a paisagem fértil foi criada por sedimentos do rio Guadalquivir, ao lado da cidade passa o rio Guadalete, as praias do Atlântico ou cumes da serra Gaditana estão perto. Um local maravilhoso: a meio caminho entre os montes e o mar, com mais de 3 200 horas da luz solar, o que significa um clima agradável durante todo o ano. Graças ao clima suave com temperaturas médias de 11ºC no inverno e 25ºC no verão, que suaviza tanto a latitude geográfica como a proximidade do mar, os invernos são suportáveis e os verãos tranquilos.

Xerez tem uma posição estratégica com uma conexão excelente de transporte no âmbito da Andaluzia, mas também com o resto da Espanha e da Europa. O aeroporto internacional, que foi construído há pouco tempo, está equipado de muitas comodidades modernas. Oferece voos à todos principais destinos nacionais e internacionais; a via ferroviária reconstruída une Xerez com grandes cidades e centros das regiões. Finalmente, a rede íntegra de estradas e autoestradas possibilita chegar rápida e comodamente às cidades ao redor ou mais longe.

O Xerez oferece atrações de fama mundial, graças às quais a cidade é um dos destinos mais interessantes da Andaluzia: cavalos, vinho, brandy e flamenco são produtos típicos espanhóis e andaluzes que conferem ao Xerez a sua identidade inconfundível.

 O Xerez possui muitas atrações: desfiles equestres fantásticos na Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre (Escola Real Andaluza da Arte Equestre) e Yeguada Hierro del Bocado (coudelaria Hierro del Bocado); caves únicas, onde nasce vinho e brandy – aqui mesmo maduram nas barricas em calma e silêncio; alegria cotidiana do flamenco original; centro histórico que foi declarado Conjunto Monumental Histórico-Artístico , onde entre laranjeiras e fontes nas praças e ruas sinuosas se pode desfrutar de igrejas, prédios públicos e joias arquitetónicas singulares; existem numerosos museus e outros estabelecimento de turismo, possibilidade de ver touros bravos, cavalos, flamenco, vinho e outras curiosidades que ilustram as nossas tradições e riqueza.

Entre outras curiosidades deveríamos mencionar o Circuito de Velocidad (pista de prova de desportos motorizados, ou Zoobotánico de Jerez, onde crianças e adultos podem desfrutar do espaço extraordinário e coleções zoológicas mais extensas da Espanha, assim como de quintas campesinas, fenómenos naturais e barrancos que podem ser visitados por aficionados do turismo ativo.

A posição vantajosa mencionada, entre os montes e o mar, possibilita aproveitar a cidade como base para excursões a diversos destinos na província aproveitando alguma das rotas certificadas: Ruta de los Pueblos Blancos (Rota dos Povos Brancos), Ruta del Toro (Rota do Touro), Ruta Atlántica (Rota Atlântica), etc.
 

 

  • GASTRONOMIA – VINHO E BRANDY

    A posição geográfica extraordinária, entre encostas dos montes e as praias marítimas, significa, entre outras coisas, que o Xerez pode desfrutar de produtos típicos locais, por ex., o vinho, brandy ou vinagre de fama mundial. Tudo pode ser adicionado como ingrediente a numerosas receitas e, graças a isto, Xerez oferece uma cozinha muito variada e da melhor qualidade. Mariscos, carne de criação e de caça, saladas e molhos tradicionais – o sabor de cada alimento pode ser acentuado com ajuda do xerez fino, Amontilhado, Oloroso ou Pedro Ximenez, Brandy ou excelente vinagre local.

    Os restaurantes de Xerez são muito apreciados pela sua qualidade; oferecem gulodices baseadas em produtos e processos tradicionais sob a garantia dos melhores chefs com longa experiência.

    A posição excepcional perto do Atlântico, solo calcário, uvas típicas e o seu processamento cuidadoso – tudo isto conduz à criação do produto valioso que é conhecido no munto inteiro como sherry. A bebida nobre deixa-se madurar com amor nas caves, com frequência no subterrâneo de prédios eclesiásticos que garantem o necessário espaço e tranquilidade. 

    Jerez de la Frontera é a maior cidade da região e metrópole do vinho. Está situado em uma das muitas colinas que margeiam as planícies abertas com solo ligeiro, a metade de caminho entre os montes e as aldeias brancas na costa. O Xerez é uma cidade movimentada e dinâmica, em cujo cenário alternam o xerez e outros símbolos antigos: flamenco e cavalos.
     
    Descobrir a alma da região por meio do interesse pelos vinhos locais é uma experiência especial para os cinco sentidos. O enoturismo é algo mais que conhecer monumentos e pessoas: possibilita submergir no mundo de impressões, aromas e sabores, graças aos quais percebemos melhor a cultura, tradição e costumes desta região vinheira interessante. Por isso o convidamos a visitar uma cave, ou seja, um local, cujo carácter admirável é as vezes comparável à uma catedral, para ouvir a história do vinho, passar a noite em uma casa campesina rodeada de vinhas, aprender a fina arte de provar e descobrir a perfeita harmonia gastronómica de pratos com tipos de vinho.