Upravit stránku
GLOBAL_SKIP_TO_MAIN_CONTENT

Cavalos

Wroclaw (Breslávia) – Capital de Cultura Europeia no ano 2016 e Cidade Europeia do Cavalo no ano 2019.

A pista de corridas na Breslávia é propriedade da cidade (630 000 habitantes). O arquiteto foi R. Jurgens de Hamburgo, a inauguração cerimonial foi celebrada no ano 1907 à ocasião do 75º aniversário da fundação da Associação de Criadores de Cavalos e Desporto Equestre da Silésia. O hipódromo substituiu a pista de Szczytniky (atualmente está ali a Sala do Século) que tinha sido fundada no ano 1833.

HISTÓRIA DO HIPÓDROMO DA BRESLÁVIA 

O hipódromo viveu sua época culminante nos anos 1954-56; por exemplo, no ano 1955 aconteceram ali 28 corridas e 226 concursos em total. Lamentavelmente, a época da prosperidade passou e nos anos 1961-62 não houve nenhuma corrida na Breslávia. A tribuna voltou a encher-se no ano 1969 em um evento de representantes de países do bloco comunista. No evento participaram os melhores puros-sangues de Bulgária, Checoslováquia, Hungria, RDA e URSS; os cavalos polacos ocuparam um bom segundo posto.

Na época em que a cidade se chamava Breslau, as corridas tinham até 40 000 espectadores. No início do século XX, as corridas de cavalos eram uma das diversões mais favoritas. E são populares até hoje: apesar da ampla oferta de diversos desportos e eventos culturais e a revolução de multimédia, o hipódromo de Breslávia é visitado por até 13 000 espectadores. Tanta gente visitou, por exemplo, Oaks no ano 2014. Que atrai o público ao nosso hipódromo? Os cavalos são como um ímã. A suas corridas oferecem um espetáculo fascinante. O espectador que aposta a um cavalo, como se durante a corrida fosse seu proprietário. O animal corre para ele. A alegria de ganhar é alegria da vida. Quem não experimentou isto, perdeu muito. A temporada de corridas tem muitas corridas, todo o mundo tem a oportunidade de ganhar.

ESCOLA SUPERIOR PROFISSIONAL HÍPICA 

Se não nos dedicarmos ao treinamento profissional dos jovens, não teremos resultados de ponta no desporto equestre. É o mesmo que no futebol. Por isso fundamos em Breslávia a Escola Superior Profissional Hípica. O projeto é orientado a alunos de escolas primárias. Para este fim compramos raças pequenas e edificamos capacidades para a equitação de recreio – e também para a equipa desportiva. Somos a única escola na Polônia que tem a equitação entre as matérias escolares.  A nossa escola possui atualmente mais de 40 cavalos. O nosso plano é de criar 100 animais. Os nossos pedagogos são graduados do programa especial do Dr. Krzysztof Skorupski, que é um excelente treinador com experiência prática, cientista e autor do livro único “Psicologia do treinamento de cavalos”.

Os cavalos devem dar a alegria. Estamos abertos a todas descobertas da ciência moderna que se enfoca na criação de cavalos e na sua perceção do mundo, assim como ao ensino de escolas tradicionais, não somente europeias. Organizamos workshops para mestres cavaleiros, onde os treinadores apresentam tendências diversas. Para o nosso hipódromo queremos os melhores, titulares de certificados internacionais, reconhecidos no mundo inteiro. Desde o ano 2017, o hipódromo de Breslávia é anfitrião do campeonato mundial da corrida sem freio (nos anos 2014-2016 foram realizados os mesmos campeonatos nacionais). Trata-se do nosso aporte ao tema da humanização da equitação. Flecheiros a cavalo do mundo inteiro participam na Copa da Eurásia. Apoiamos todas as formas de aproveitamento dos cavalos, já que montar este animal é tanto desporto como diversão.

O nosso hipódromo tem mais de 100 anos. Originalmente foi construído longe da cidade. Atualmente, a cidade o rodeia. Queremos que o nosso hipódromo esteja aberto às pessoas. Por isso pedimos fundos europeus para a sua modernização. O projeto está terminando. O novo Partynice possibilita uma convivência tranquila e sem problemas das pessoas com os cavalos. A área reconstruída será equipada de sistema de tuneis debaixo da pista, um espaço grande para os espectadores dentro da pista, centro de educação equestre, locais administrativos e centro de conferências, ginásio, hotel, terceiro hipódromo para cavalos, nova cavalariça, estacionamentos, parques infantis, restaurante e torre de miradouro. Além disso, espaço para o treinamento de todas as modalidades equestres. Queremos ser um local igualmente cobiçado como a praça ou jardim zoológico de Wroclaw.